Educação Especial
Duração: 4 anos
O curso de Bacharelado em Farmácia da UNIJALES iniciou com sua primeira turma em 2010.
É reconhecido pelo MEC (Portaria Normativa nº 1036 de 23 de dezembro de 2015. Publicado no D.O.U - 24/12/2015).
Está estruturado de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Graduação em Farmácia (Resolução nº 6 CNE/CES 19 de outubro de 2017) e foi totalmente reformulado em 2019.
Possui período de 8 semestres (4 anos).
A estrutura do curso consta com diversos laboratórios para aulas práticas (detalhados abaixo), parcerias com instituições para estágios, professores especialistas, mestres e doutores, disciplinas e conteúdos atuais e de acordo com as novas exigências do mercado de trabalho.
A UNIJALES, ao oferecer o Curso de Farmácia, visa formar um profissional de saúde capacitado para compreender o ser humano em sua integralidade e complexidade, assistindo-o em suas necessidades, promovendo as necessárias transformações nos serviços de saúde, visando à prática humanizada e de qualidade.
MERCADO DE TRABALHO
As especialidades farmacêuticas são agrupadas em 10 linhas de atuação: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia.
De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, para efeito de registro de certificados e títulos na carteira profissional, estão previstas 135 especialidades, sendo elas:
1. Alimentos funcionais e nutracêuticos
2. Análises clínicas
3. Análises toxicológicas
4. Antroposofia
5. Assistência farmacêutica
6. Assuntos regulatórios
7. Atenção farmacêutica
8. Atenção farmacêutica domiciliar
9. Atendimento farmacêutico de urgência e emergência
10. Auditoria em saúde
11. Avaliação de tecnologia em saúde
12. Bacteriologia clínica
13. Banco de leite humano
14. Banco de materiais biológicos
15. Banco de órgãos, tecidos e células
16. Banco de sangue
17. Banco de sêmen
18. Biofarmácia
19. Biologia molecular
20. Bioquímica clínica
21. Biotecnologia industrial
22. Citogenética
23. Citologia clínica
24. Citopatologia
25. Citoquímica
26. Controle de qualidade
27. Controle de qualidade de alimentos
28. Controle de qualidade e tratamento de água
29. Controle de vetores e pragas urbanas
30. Cultura celular
31. Dispensação
32. Docência do ensino superior
33. Educação ambiental
34. Educação em saúde
35. Empreendedorismo
36. Epidemiologia genética
37. Estratégia Saúde da Família (ESF)
38. Farmácia clínica domiciliar
39. Farmácia clínica em cardiologia
40. Farmácia clínica em cuidados paliativos
41. Farmácia clínica em geriatria
42. Farmácia clínica em hematologia
43. Farmácia clínica em oncologia
44. Farmácia clínica em pediatria
45. Farmácia clínica em reumatologia
46. Farmácia clínica em terapia antineoplásica
47. Farmácia clínica em unidades de terapia intensiva
48. Farmácia clínica hospitalar
49. Farmácia comunitária
50. Farmácia hospitalar e outros serviços de saúde
51. Farmácia magistral
52. Farmácia oncológica
53. Farmácia veterinária
54. Farmacocinética clínica
55. Farmacoeconomia
56. Farmacoepidemiologia
57. Farmacogenética
58. Farmacogenômica
59. Farmacologia clínica
60. Farmacovigilância
61. Garantia da qualidade
62. Gases e misturas de uso terapêutico
63. Genética
64. Gerenciamento dos resíduos em serviços de saúde
65. Gestão ambiental
66. Gestão da assistência farmacêutica
67. Gestão da qualidade
68. Gestão de farmácias e drogarias
69. Gestão de risco hospitalar
70. Gestão e controle de laboratório clínico
71. Gestão em saúde pública
72. Gestão farmacêutica
73. Gestão hospitalar
74. Hematologia clínica
75. Hemoderivados
76. Hemoterapia
77. Histocompatibilidade
78. Histoquímica
79. Homeopatia
80. Imunocitoquímica
81. Imunogenética
82. Imunohistoquímica
83. Imunologia clínica
84. Imunopatologia
85. Indústria de cosméticos
86. Indústria de farmoquímicos
87. Indústria de saneantes
88. Indústria farmacêutica e de insumos farmacêuticos
89. Logística farmacêutica
90. Marketing farmacêutico
91. Medicina tradicional chinesa-acupuntura
92. Metodologia de ensino superior
93. Micologia clínica
94. Microbiologia clínica
95. Microbiologia de alimentos
96. Nanotecnologia
97. Nutrição enteral
98. Nutrição parenteral
99. Nutrigenômica
100. Parasitologia clínica
101. Pesquisa clínica
102. Pesquisa e desenvolvimento
103. Pesquisa e desenvolvimento de alimentos
104. Planejamento e gestão educacional
105. Plantas medicinais e fitoterapia
106. Produção de alimentos
107. Radiofarmácia
108. Reprodução humana
109. Saúde ambiental
110. Saúde coletiva
111. Saúde do trabalhador
112. Saúde ocupacional
113. Segurança no trabalho
114. Tecnologia de fermentação
115. Termalismo social/crenoterapia
116. Toxicogenética
117. Toxicologia ambiental
118. Toxicologia analítica
119. Toxicologia clínica
120. Toxicologia de alimentos
121. Toxicologia de cosméticos
122. Toxicologia de emergência
123. Toxicologia de medicamentos
124. Toxicologia desportiva
125. Toxicologia experimental
126. Toxicologia forense
127. Toxicologia ocupacional
128. Toxicologia veterinária
129. Vigilância epidemiológica
130. Vigilância sanitária
131. Virologia clínica
132. Floralterapia
133. Perfusão sanguínea
134. Saúde Estética
135. Vacinação
PERFIL DO EGRESSO
O perfil adquirido pelo aluno é o de um profissional Farmacêutico generalista, preparado e capacitado, que possa atuar junto à comunidade de maneira crítica/reflexiva, numa dimensão de agente transformador promovendo a melhoria da saúde via atitudes e procedimentos teórico-práticos na inserção da cidadania, sempre pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
ONDE TRABALHAR
O Profissional egresso encontra demandas em diversos espaços como: laboratório de análises clínicas, laboratórios de pesquisa, hemocentro, farmácias, drogarias, hospitais, postos de saúde, farmácia hospitalar, farmácia pública, vigilância sanitária, indústria farmacêutica, indústria de cosméticos, indústria de alimentos, área acadêmica, entre outros.
LABORATÓRIOS UTILIZADOS NO CURSO
Laboratório de Anatomia e Fisiologia:
Equipado com equipamentos modernos e importados. São modelos da marca 3B Sientific, que é líder mundial na produção de instrumentos didáticos de anatomia. É um lugar privilegiado para a realização de estudos práticos sobre o estudo do corpo humano e o funcionamento estrutural do organismo bem como o funcionamento de todos os sistemas que formam a máquina humana.
Laboratório de Química e Física:
Equipado com centenas de vidrarias e reagentes químicos gerais e específicos do curso de Farmácia, além de equipamentos como agitador magnético, capela de exaustão de gases, cabines de exaustão de pós, balanças semi analíticas, dessecador, estufas, manta aquecedora, pHmetro, analisador de ponto de fusão, entre outros. É um lugar privilegiado para a realização de experimentos, com instalações de água, luz e gás de fácil acesso em todas as bancadas. Utilizado para a realização de atividades práticas referentes às áreas do conhecimento de Cosmetologia, Fitoterapia, Farmacotécnica, Controle de Qualidade, Farmacognosia, Bromatologia, Química Analítica, entre outras.
Laboratório de Microscopia:
Equipado com microscópios individuais por aluno, além de lupas eletrônicas, espectrofotômetro, centrífuga, laminarias de tecidos humanos, microbiológicos e parasitológicos, consta ainda com vidrarias e reagentes específicos para meios de cultura bacteriológica. Está estruturado para a realização de atividades práticas referentes às áreas do conhecimento de Citologia, Histologia, Embriologia, Microbiologia, Bioquímica, Hematologia e Parasitologia.
Laboratório de Análises Clínicas:
Dividido em 3 salas (sala de fluídos e parasitologia, sala de coleta e sala de esterilização) equipadas com estufa microbiológica, geladeira, banho-maria, autoclave, material de coleta entre outros. Estruturado para a realização de análises de materiais biológicos como fezes, sangue, urina e fluidos orgânicos, os alunos recebem orientações para diagnosticar doenças, a fim de conhecer quais foram os agentes causadores delas, bem na interpretação dos exames.
Laboratório de Enfermagem e Primeiros Socorros:
Equipados com modelos anatômicos adultos e pediátricos, cama hospitalar e macas, além de vários equipamentos de urgência e emergência. O ambiente do laboratório é um protótipo para a realidade, no qual o acadêmico executa técnicas de primeiros socorros, aferição de pressão arterial, verificação de sinais vitais, entre outros, sendo um local onde tem a chance de experimentar, testar, repetir, errar e corrigir, proporcionando, ainda, o manuseio de todo o equipamento com liberdade. É utilizado nas disciplinas de Saúde Pública e Higiene e Socorros de Urgência.
Farmácia Escola:
A farmácia escola, entendida como laboratório didático-especializado, tem em vista as ações direcionadas ao cuidado do paciente e aos serviços a ele prestados. Propicia a integração das diversas áreas de conhecimento que compõem o curso de graduação em Farmácia. Constitui, assim, um cenário de vivência profissional que reforçará o processo de aprendizagem e a avaliação formativa, na busca pela melhoria da qualidade da educação farmacêutica.
Está estruturada como uma Drogaria, com armários e caixas de medicamentos, constando ainda com uma sala de injetáveis. O aluno poderá aprimorar as habilidades em áreas como a correta dispensação de medicamentos, verificação de interações medicamentosas, atenção farmacêutica, legislação farmacêutica, controle de estoque de medicamentos e demais áreas que envolva o setor administrativo de uma Drogaria.
Laboratórios de Informática:
Os Laboratórios de Informática são estruturados para fornecer aos alunos acesso para edição de trabalhos, pesquisas, consulta de acervo da biblioteca física ou da biblioteca virtual, acesso a Central do Aluno, entre outros recursos. Também são utilizados em aulas para que os alunos conheçam os princípios básicos do uso das ferramentas de informática para a área da saúde, além do uso especifico de software para a área da saúde e Farmácia.
Docente | Titulação |
---|---|
Adônis Coelho | Mestre |
Eduardo Yukio Yasunaga | Especialista |
Kelys Ramos | Mestre |
Luis Lenin Vicente Pereira | Doutor |
Jéssika Viviani Okumura Martins | Doutora |
Adriana Juliano Mendes Campos | Doutora |
Adriana Cristina Lourenção | Mestre |
Brunno Henrique Rubinho Toniolli | Mestre |
Ivis Cristiane Silva | Especialista |
Jeniffer de Freitas | Especialista |
Marta Carvalho de Lima | Especialista |
Nayara Gomes Felix Barbosa | Mestre |
Silvio Luiz Lofego | Doutor |
Washington Pissuto | Especialista |
Wederson Henrique do Livramento Silva | Especialista |
Copyright © 2017-2024 UNIJALES.
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Tribo Propaganda